Hack_Sustentável

A partir do próximo final de semana, 10 e 11/10, o @festivalzonamundi ⚡ inicia seus encontros virtuais do 👥#ZonadeComunidades, através de hacklabs voltados para tecnologias sustentáveis e boas práticas. O primeiro #hacklab trará a #Sustentabilidade como foco.

Para quem: Artistas interessades, espaços culturais, eventos culturais, produtores, cooperativas de reciclagem e gestores na área ambiental cheguem mais! 🤝🤝🤝

>> Serão dois dias de imersão, com apoio de uma consultoria especializada (@aganjusustentabilidade), com duração total de 6h (3h sábado + 3h domingo), promovendo a qualificação deste grupo da área cultural para aplicação de políticas de sustentabilidade e responsabilidade social em suas realizações no Pós Pandemia. Todo o processo será gravado pela plataforma zoom e veiculado nos canais parceiros, assim como na própria plataforma do festival. ♻️🌱✨

    ACESSE A SALA DO ZOOM  ♻️🌱✨

            

DIA 1 – Sustentabilidade – conceitos e boas práticas

Dia: 10/10/2020 (sábado)
Carga horária: 3 horas

PROGRAMAÇÃO

09h30 – Apresentação geral da oficina e conceitos iniciais

10h00 – Apresentação dos participantes e perfis
Os participantes serão convidados a se apresentarem e a dizerem qual sua maior dor em sustentabilidade, agora que já sabem conceitos básicos e premissas.

10h30 – “Dá para aliar inovação, cultura e sustentabilidade?”, por  Projeto Labora, OI FUTURO.

10h45 – “Eventos mais sustentáveis: é possível?”, por André Fraga, ex-Secretário de Sustentabilidade de Salvador e engenheiro ambiental.

11h00 – “A importância do setor privado na construção de modelos culturais mais sustentáveis”, por  diretor de sustentabilidade da Oi.

11h30 – Divisão de GT’s e Desenvolvimento de trabalho

Os participantes serão convidados a se dividirem em três grupos (econômico, social e ambiental a fim de traçarem problemas e propostas de solução. Em cada grupo, os participantes desenvolverão propostas e soluções com base nas ideias levantadas e considerando suas realidades locais. Importante também observar a capacidade de replicação de cada proposta.

 

Dia 2 – Impactos Sociais da Cultura

Dia: 11/10/2020 (domingo)
Carga horária: 3 horas

10h00 – Como potencializar impactos sociais através da cultura? A sustentabilidade da cultura e a cultura da sustentabilidade.
10h15 – Participação 1
“A cultura não pode parar: leis de incentivo e impacto social”, por Douglas Nico, plataforma Incentiv.me.
10h30 – Participação 2
“A lei Aldir Blanc e os impactos sociais da cultura”, por Arany Santana, Secretária de Cultura do Estado da Bahia.
10h45 – Participação 3
“Meio Ambiente e cultura: iniciativas da Bahia”, por Juca Ribeiro, Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia.

11h00 às 11h30 – Continuidade de desenvolvimento de trabalho dos GT’s e Apresentação de Resultados
Aqui os participantes darão continuidade ao trabalho nos GT’s tendo como novidade a incorporação de elementos e conceitos do dia de hoje. Os participantes serão convidados a socializar suas propostas e seus pontos de vista, buscando sempre identificar pontos em comum. Nesse momento, a ideia é reconhecer também a transversalidade de desafios e a replicabilidade de soluções.

12h00 às 13h00 – Construção e finalização coletiva de um modelo em comum de implementação de programa de boas práticas.
A partir das soluções trazidas, será desenvolvido um modelo de gestão com propostas para tornar os negócios e projetos em economia criativa mais sustentáveis.

 

 

ig. fb.